Sonho dourado: viajar muito pagando menos |
Siiiiiim!
Não existe uma fórmula mágica ou regra mas, depois de visitar 31 países, acredito que posso dar algumas dicas... :)
1) As viagens que você faz não estão diretamente ligadas ao valor do salário que você recebe, mas ao seu planejamento. Vale usar cofrinho e/ou poupança e começar com qualquer quantia. Se você guardar apenas R$ 1,00 por dia ao final de um ano poderá ir de avião para outra cidade passar um fim de semana (Média de preços pesquisados no Decolar.com, sem contar feriados: São Paulo - Belo Horizonte, Salvador - Aracaju, Rio de Janeiro - Vitória, Manaus - Belém).
2) A palavra é: pesquisa. O Google e outros sites como Booking.com e Trip Advisor têm muitas informações úteis, depoimentos e experiências de outros viajantes. É fundamental descobrir a melhor época do ano para ir ao destino e a relação custo x benefício de hotéis, hostels, restaurantes e meios de transporte.
3) Corte o que é supérfluo e diminua os pequenos gastos. Você precisa sair pra comer ou pedir delivery toda semana? Não. Vai passar mal se não comprar nada na liquidação? Também não. O consumo consciente é um ótimo aliado na hora de guardar dinheiro. Pequenas mudanças de hábito podem fazer muita diferença, como fazer a unha em casa de vez em quando ou usar maquininha para acertar o corte de cabelo.
4) Faça uso de programas de milhagem, de fidelidade e divida os gastos maiores como passagem aérea e hospedagem no cartão de crédito. Algumas cias aéreas dividem passagens em 5 vezes e agências de viagem parcelam pacotes em até 10 vezes sem juros. Como ninguém sabe o dia de amanhã o ideal é não comprometer o orçamento por muitos meses com as parcelas.
5) Se o seu sonho é ir para Paris mas seu bolso só permite uma viagem nacional, existem dois caminhos: adiar os planos ou escolher um destino mais econômico e planejar a tão desejada viagem com mais tempo.
E você, tem mais alguma dica para compartilhar?