Feira de Pedra Sabão e Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG) |
Visitar esses lugares em feriados prolongados pode ser uma ótima opção, desde que o planejamento seja feito com antecedência.
É possível fazer as cidades casadas: Ouro Preto/Mariana e Tiradentes/São João del-Rei.
Se der pra fazer um tour guiado melhor, mas é possível andar por conta própria pegando informações e mapas gratuitos.
Ouro Preto fica a 96Km de Belo Horizonte, em uma viagem de ônibus dá aproximadamente 1h50 com as paradas. Em junho de 2017 a passagem custava R$ 32,80, saindo da rodoviária.
Em Ouro Preto é possível visitar igrejas e museus com muitas obras do escultor e artista Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho".
Museu da Inconfidência, na praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG) |
Outro ponto turístico bem interessante é a casa do poeta e inconfidente Tomás Antonio Gonzaga, que tem vista para a Feira de Pedra Sabão e a Igreja São Francisco de Assis.
Em junho acontece a Mostra de Cinema de Ouro Preto, com programação gratuita. Para conferir todos os eventos da cidade é só acessar o site oficial de turismo.
Para apreciar a culinária mineira sugiro uma parada no Restaurante Bené da Flauta que, além de lindo, serve pratos maravilhosos e, de sobremesa, bolo de nozes com fios de ovos e baba-de-moça.
Bolo de nozes com fios de ovos e baba-de-moça, do Bené da Flauta |
Em uma outra viagem fui em Minas da Passagem, que fica entre as duas cidades e é a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo. É um pouco claustrofóbico descer 120m de profundidade em um carrinho, mas lá embaixo tem um lago natural maravilhoso e a experiência em si é bem bacana.
Artesanato em Tiradentes (MG) |
O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes é bem famoso, acontece em agosto e, neste ano, completa 20 anos. A programação oficial da cidade está no site da prefeitura.
Bem próximo de Tiradentes está um município chamado Bichinho, que tem umas igrejinhas lindas e um restaurante de fogão a lenha inesquecível: Tempero da Angela, na R. Dep. José Bonifácio, 64.
Dá pra fazer uma excursão de ônibus até São João del Rei ou fazer o percurso com uma Maria-Fumaça - a mais antiga em operação no Brasil - em um trajeto de 12Km. Horários e preços no site da VLI.
Em qualquer uma das cidades é fundamental experimentar feijão tropeiro, frango com quiabo ou com ora-pro-nóbis, couve, tutu de feijão, e comprar queijos artesanais, compotas de frutas e doce de leite (se for Viçosa, melhor ainda!). :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário