sexta-feira, 28 de julho de 2017

Cidades históricas de Minas Gerais

Feira de Pedra Sabão e Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG)
Minas Gerais é sinônimo de comida boa, doces, paisagens e história. Conhecer cidades como Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei e Tiradentes é vivenciar um pouco da riqueza cultural e da importância histórica de cada região.

Visitar esses lugares em feriados prolongados pode ser uma ótima opção, desde que o planejamento seja feito com antecedência. 

É possível fazer as cidades casadas: Ouro Preto/Mariana e Tiradentes/São João del-Rei.

Se der pra fazer um tour guiado melhor, mas é possível andar por conta própria pegando informações e mapas gratuitos.
Ouro Preto fica a 96Km de Belo Horizonte, em uma viagem de ônibus dá aproximadamente 1h50 com as paradas. Em junho de 2017 a passagem custava R$ 32,80, saindo da rodoviária.

Em Ouro Preto é possível visitar igrejas e museus com muitas obras do escultor e artista Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho".


Museu da Inconfidência, na praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG)
O Museu da Inconfidência é considerado o 2º mais importante do Brasil (o 1º é o Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro) e possui um acervo riquíssimo de obras, objetos e documentos relacionados ao movimento separatista do século 18, no Brasil Colônia.

Outro ponto turístico bem interessante é a casa do poeta e inconfidente Tomás Antonio Gonzaga, que tem vista para a Feira de Pedra Sabão e a Igreja São Francisco de Assis. 

Em junho acontece a Mostra de Cinema de Ouro Preto, com programação gratuita. Para conferir todos os eventos da cidade é só acessar o site oficial de turismo.

Para apreciar a culinária mineira sugiro uma parada no Restaurante Bené da Flauta que, além de lindo, serve pratos maravilhosos e, de sobremesa, bolo de nozes com fios de ovos e baba-de-moça.


Bolo de nozes com fios de ovos e baba-de-moça, do Bené da Flauta
De Ouro Preto a Mariana é possível ir de trem ou de ônibus de linha. Infelizmente eles não vendem pela internet e, quando cheguei, na estação ferroviária, já não havia mais passagem para aquele dia. Peguei um ônibus na rodoviária de Ouro Preto e, em aproximadamente meia hora, já estava circulando pelo centro histórico Marianense.

Em uma outra viagem fui em Minas da Passagem, que fica entre as duas cidades e é a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo. É um pouco claustrofóbico descer 120m de profundidade em um carrinho, mas lá embaixo tem um lago natural maravilhoso e a experiência em si é bem bacana.


Artesanato em Tiradentes (MG)
A cidade de Tiradentes já é um pouco mais distante, fica a 200Km de BH. Recomendo um passeio a cavalo ou charrete pra conhecer os pontos turísticos. 

O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes é bem famoso, acontece em agosto e, neste ano, completa 20 anos. A programação oficial da cidade está no site da prefeitura.

Bem próximo de Tiradentes está um município chamado Bichinho, que tem umas igrejinhas lindas e um restaurante de fogão a lenha inesquecível: Tempero da Angela, na R. Dep. José Bonifácio, 64.

Dá pra fazer uma excursão de ônibus até São João del Rei ou fazer o percurso com uma Maria-Fumaça - a mais antiga em operação no Brasil - em um trajeto de 12Km. Horários e preços no site da VLI.

Em qualquer uma das cidades é fundamental experimentar feijão tropeiro, frango com quiabo ou com ora-pro-nóbis, couve, tutu de feijão, e comprar queijos artesanais, compotas de frutas e doce de leite (se for Viçosa, melhor ainda!). :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário