quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

É possível viajar sozinha e por conta própria para a África do Sul? Siiim!

O famoso Kruger Park, na região de Phalaborwa, na África do Sul

A África do Sul é um país maravilhoso e imperdível na lista de lugares para visitar um dia. Já fazia mais de 20 anos que tinha vontade de ir e decidi embarcar nessa aventura para comemorar os 10 anos da minha primeira viagem sozinha (em 2007, para o Canadá).

A primeira vez que pensei em pisar no continente africano foi ao assistir o filme "O Poder de um Jovem" (The Power of One), um filme de 1992 que abordava a questão do apartheid e tinha uma trilha sonora impecável, com base no romance homônimo de 1989, escrito por Bryce Courtenay.

Comecei monitorando os preços das passagens da South African Airways que, na época, estavam melhores do que os da Latam.

Fiquei 12 noites entre Cape Town, Johannesburgo e Phalaborwa, na região do Kruger Park.

Minha dica para mulheres que viajam sozinhas: não façam nada que não fariam na sua cidade. Ou seja, como moro em São Paulo, não costumo andar sozinha à noite, principalmente onde não conheço. É melhor excesso de cautela do que se colocar em risco.

De Johannesburgo para Phalaborwa eu poderia ir de carro (e dirigir cerca de 6 horas) ou de avião (bem caro comparando com o preço do voo do Brasil para a África do Sul). Como eles não aceitam a CNH brasileira ia precisar tirar uma carteira de habilitação internacional. Colocando na ponta do lápis o custo x benefício preferi fazer o trajeto de avião e ter mais tempo para encontrar os "Big Five", como são chamados os animais mais procurados para observação nos safáris: leão, elefante, leopardo, búfalo e rinoceronte.

Na verdade, acabei vendo só três, faltou o leão e o rinoceronte. Mas voltaria com prazer para tentar completar a lista. :)

Para quem gosta de comer super bem e pagar barato a África do Sul é o paraíso! Sério, uma refeição com entrada, prato principal, sobremesa e suco sai por volta de R$ 20,00 (cerca de 80 rands).

Não cheguei a usar, mas para se locomover entre as cidades tem o Baz Bus, com itinerários saindo de Cape Town para Johannesburgo, Durban e Port Elizabeth.

Cape Town
É o "Rio de Janeiro" da África do Sul, ou seja, uma cidade linda e cara!rs

Onde ir: Vinícolas, Robben Island (onde Mandela ficou preso por 18 anos), Cabo da Boa Esperança, praia de Boulders (para ver pinguins), Stellenbosch e Franschhoek, Cafeteria Truth, feirinhas e lojas de tecidos africanos.

Onde se hospedar: fiquei em um hostel ótimo, o The B.I.G (Backpackers in Green Point), que oferece passeios para a Table Mountain, Cabo da Boa Esperança e outros.

Johannesburgo
É uma cidade com várias atrações, mas com índices altos de violência. Então recomendo cuidado, principalmente para as mulheres que estiverem viajando sozinhas, como foi o meu caso. Não pegar transporte público à noite, chamar táxis por aplicativo e evitar andar em lugares escuros.

Onde ir: visita guiada ao bairro Soweto, Museu do Apartheid, cassinos, Shopping Mandela

Onde se hospedar: Motel Mi Pi Chi (o conceito internacional de Motel é um hotel localizado em lugares de passagem), a dona é um doce de pessoa, me levou de carro duas vezes para os restaurantes próximos ao hotel e pediu pro segurança me acompanhar andando na volta.

Phalaborwa

Onde fiz safáris de carro, de barco e a pé.

Onde ir: Kruger Park (safáris oferecidos pelo próprio parque de 3h, 6h e 12h, com veículo 4x4 e até a pé), Olifant's Cruise (safári de barco pelo rio Olifants + jantar típico maravilhoso com T-bone).

Onde se hospedar: o La Lechere Guest House tem uma ótima relação custo x benefício e funcionários atenciosos. A gerente do hotel me levou para fazer compras no supermercado porque no hotel só o café da manhã é incluso. O omelete com cogumelos frescos que eles fazem é um dos melhores que já comi na vida!

Na época (outubro de 2017), a viagem saiu R$ 8 mil com tudo: passagens, hospedagens, alimentação, passeios e comprinhas. :)

Mesmo depois de mais de 20 anos, o país ainda sente muito os reflexos do regime do apartheid. Você percebe isso ao se hospedar em um hotel e ver que, na maioria das vezes, as funções de camareira e segurança são exercidas por pessoas negras e os cargos de recepção e gerência por pessoas brancas. É claro que existem exceções, mas foi minha experiência nos três lugares onde estive estive. Não é minha intenção entrar em questões políticas, afinal, no Brasil também temos uma série de questões complicadas.

Outro ponto que me chamou a atenção foi que os brancos costumam falar inglês e africâner e, os negros, praticamente sabem os 11 idiomas oficiais, e às vezes ainda falam outros dialetos de países vizinhos.

Quando for possível escolher roteiros internacionais com tranquilidade novamente deixe a África do Sul no topo da sua lista e depois me conte. ;)

quinta-feira, 15 de março de 2018

Os 10 maiores perrengues que já passei em viagens internacionais

1) Uma cancela abaixou em cima do meu carro na Califórnia

Estava perdida procurando onde ficava o hostel e, quando o semáforo fechou, parei o carro. Só não contava que deveria ter parado mais para trás e descobri isso ao ouvir o barulho da cancela descendo em cima do carro. O maior milagre foi não ter danificado a lataria!

Conto mais nesse post.

2) Esqueci de devolver a chave do apto na Polônia

Quando saímos da rotina e estamos em lugares diferentes às vezes esquecemos de coisas importantes como tirar alimentos do frigobar ou devolver as chaves. No caso do apartamento na Cracóvia era só colocar as chaves na caixa de correios, mas no caminho esqueci e precisei rodar a cidade pra devolver antes de ir embora.

Leia toda a história aqui.

3) Perdi o voo de volta pro Brasil em Paris

Mesmo com o check-in feito e mais de 1h para embarcar não deu tempo porque cada pessoa me informava uma direção do balcão da cia aérea. Além de conseguir outro voo também precisei me virar para ter onde dormir mais uma noite.

Já perdeu algum voo também? Seja solidário(a) lendo esse post.

4) Alagou o hostel no Deserto do Atacama e não tinha nem rodo

Imagino que não devia chover há anos em San Pedro de Atacama, no Chile, porque teve até granizo e o hostel não tinha a mínima infraestrutura de escoamento. Junto com outros hóspedes tentamos diminuir a quantidade de água com baldes e vassouras. No fim do dia o gerente negociou nossa transferência para um hostel na mesma rua e pagou pela diária. No dia seguinte um funcionário da agência de turismo disse que nunca tinha visto nada parecido em pelo menos 15 anos.

Quer dicas sobre o Atacama? Saiba tudo nesse post.

5) Perdi o passe de ônibus mensal em Vancouver

Fiz intercâmbio para estudar inglês e, em um passeio, o passe mensal de ônibus, trem e metrô caiu do meu bolso. Liguei na empresa e ninguém tinha encontrado (no verso do passe tinha meu nome e telefone). Se eu dependesse de estudantes de outras nacionalidades teria de comprar, mas um amigo brasileiro já ia voltar pro Brasil e me deu o dele, fazendo com que eu economizasse 95 dólares (cerca de R$ 245,00).

6) Tive de subir e descer 10 lances de escada com 4 malas em Budapeste

Escolhi o Penthouse Privates Hostel pela excelente localização e boa pontuação no Booking. Até li que tinha sei lá quantos degraus, mas nunca imaginei que isso equivaleria a 5 andares e 10 lances de escada. Como minha mãe não podia carregar peso ela ficou com nossas duas bolsas e eu fui subindo aos poucos com as duas malas médias e as duas de bordo. No mesmo dia pedi pra uma amiga que sairia do Brasil no dia seguinte levar uma munhequeira pra mim porque fiquei com tendinite. Recomendo o hostel se você estiver apenas com uma mala de mão, de preferência só uma mochila. :)

7) Queriam colocar eu e minha mãe em voos separados para Orlando

Fui para a Disney quando tinha 18 anos e lembro que nosso voo fez uma escala em Atlanta. No trecho seguinte a cia aérea queria me separar da minha mãe e eu fiquei conversando em inglês e portunhol até fazer com que nos deixassem juntas. Foi um pouco estressante mas, no fim deu, tudo certo.

8) Esqueci o passaporte e todo o dinheiro no raio-X do aeroporto de Guarulhos

Costumo viajar com aqueles porta-dólares e, na hora de passar pelo raio-X sempre tiro e coloco na esteira. Estava indo para os Estados Unidos e só quando sentei na poltrona do avião me dei conta de que estava sem o relógio, o passaporte e todo o meu rico dinheirinho. Foram minutos desesperadores entre sair do avião e voltar ao raio-x para procurar meus pertences, que estavam do jeito que tinha deixado na esteira, ufa!

9) Abriram minha mala no México e eu estava levando 160 bem casados

Recebi uma missão como madrinha: levar os bem casados para o casamento da minha amiga nos Estados Unidos.

Porém, no meio do caminho tinha uma escala na Cidade do México e precisei abrir a mala. Mesmo não sendo proibido foi muito tenso!rs

Saiba mais sobre esta aventura aqui.

10) Pedi um hot dog e o vendedor me fez pagar por cinco na Áustria

Não saber o idioma local pode ocasionar grandes falhas na comunicação. Foi o que aconteceu comigo em Viena, em um tipo de quiosque de hot dog. Pedi o número 5 e o vendedor entendeu que eu queria cinco lanches.

Quando tentei explicar não teve conversa e precisei pagar por todos. Ainda bem que no nosso grupo tinha mais gente que ia comer e não fiquei no prejuízo.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

6 aquários que valem a visita no Brasil, Canadá, EUA, Portugal e Austrália

Águas-vivas no Aquário de Vancouver, no Canadá (2007)
Desde pequena a vida marinha sempre despertou minha curiosidade e, por isso, quando viajo procuro conhecer os aquários dos lugares que visito. Fiz um resgate nas minhas memórias e listei seis aquários que valem a pena conferir:

1) Santos, na Baixada Santista
É pequeno mas não deixa de encantar com peixes, pinguins, arraias e cerca de 120 espécies. Recentemente ganhou dois moradores: um pirarucu (peixe da Amazônia) de 1,7m de comprimento e um bebê pinguim (nascido no aquário).

2) Aquário de São Paulo
Localizado no bairro do Ipiranga, o aquário passou por uma ampliação em 2015 e, além dos peixes, também conta com ursos polares (Aurora e Peregrino), cangurus, suricatos, cangurus, morcegos e cerca de 300 espécies. O ingresso não é barato (até R$ 60,00), mas vale muito a experiência e o aquário não fica devendo nada comparado a outros fora do Brasil.

3) Vancouver, no Canadá
Fica dentro do Stanley Park, é bem grande e tem mais de 700 espécies de animais entre peixes, baleias, tubarões, leões marinhos, sapos, pássaros, répteis etc. Eles dividem os mais de 58 mil animais entre os cinco continentes, então dá pra ter uma ideia da imensa biodiversidade do nosso planeta.

4) Sidney, na Austrália
O Sea Life Aquarium fica em Darling Harbour, no centro de Sidney. Com mais de 13 mil animais e 700 espécies, o aquário também tem vários túneis de vidro em que você pode passear e observar os animais. Eles recebem excursões de turistas e, também, de escolas. É muito fofo ver a reação das crianças em contato com esse universo tão colorido.

5) San Francisco, nos Estados Unidos
Fiquei impressionada com os 90 metros de túneis transparentes, que te deixam na dúvida se você está vendo os animais ou sendo observado(a) por eles. Eles também tem alguns tanques que permitem a experiência sensorial de "tocar" em estrelas, arraias e outros animais.

6) Oceanário de Lisboa, em Portugal
Por último, mas não menos importante e um dos meus preferidos está o Oceanário de Lisboa, o segundo maior aquário da Europa (o maior fica em Valência, na Espanha), próximo ao Rio Tejo. São mais de 15 mil animais de 450 espécies e dá vontade de ficar horas só observando os tanques gigantescos.

Aurora e eu, no Aquário de São Paulo <3 (2015)

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

5 dicas para diminuir gastos e viajar mais

Sonho dourado: viajar muito pagando menos
Dá pra viajar mesmo com o dinheiro curto e as incertezas econômicas?

Siiiiiim!

Não existe uma fórmula mágica ou regra mas, depois de visitar 31 países, acredito que posso dar algumas dicas... :)

1) As viagens que você faz não estão diretamente ligadas ao valor do salário que você recebe, mas ao seu planejamento. Vale usar cofrinho e/ou poupança e começar com qualquer quantia. Se você guardar apenas R$ 1,00 por dia ao final de um ano poderá ir de avião para outra cidade passar um fim de semana (Média de preços pesquisados no Decolar.com, sem contar feriados: São Paulo - Belo Horizonte, Salvador - Aracaju, Rio de Janeiro - Vitória, Manaus - Belém).

2) A palavra é: pesquisa. O Google e outros sites como Booking.com e Trip Advisor têm muitas informações úteis, depoimentos e experiências de outros viajantes. É fundamental descobrir a melhor época do ano para ir ao destino e a relação custo x benefício de hotéis, hostels, restaurantes e meios de transporte.

3) Corte o que é supérfluo e diminua os pequenos gastos. Você precisa sair pra comer ou pedir delivery toda semana? Não. Vai passar mal se não comprar nada na liquidação? Também não. O consumo consciente é um ótimo aliado na hora de guardar dinheiro. Pequenas mudanças de hábito podem fazer muita diferença, como fazer a unha em casa de vez em quando ou usar maquininha para acertar o corte de cabelo.

4) Faça uso de programas de milhagem, de fidelidade e divida os gastos maiores como passagem aérea e hospedagem no cartão de crédito. Algumas cias aéreas dividem passagens em 5 vezes e agências de viagem parcelam pacotes em até 10 vezes sem juros. Como ninguém sabe o dia de amanhã o ideal é não comprometer o orçamento por muitos meses com as parcelas.

5) Se o seu sonho é ir para Paris mas seu bolso só permite uma viagem nacional, existem dois caminhos: adiar os planos ou escolher um destino mais econômico e planejar a tão desejada viagem com mais tempo.

E você, tem mais alguma dica para compartilhar?

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Cidades históricas de Minas Gerais

Feira de Pedra Sabão e Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG)
Minas Gerais é sinônimo de comida boa, doces, paisagens e história. Conhecer cidades como Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei e Tiradentes é vivenciar um pouco da riqueza cultural e da importância histórica de cada região.

Visitar esses lugares em feriados prolongados pode ser uma ótima opção, desde que o planejamento seja feito com antecedência.

É possível fazer as cidades casadas: Ouro Preto/Mariana e Tiradentes/São João del-Rei.

Se der pra fazer um tour guiado melhor, mas é possível andar por conta própria pegando informações e mapas gratuitos.
Ouro Preto fica a 96Km de Belo Horizonte, em uma viagem de ônibus dá aproximadamente 1h50 com as paradas. Em junho de 2017 a passagem custava R$ 32,80, saindo da rodoviária.

Em Ouro Preto é possível visitar igrejas e museus com muitas obras do escultor e artista Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho".

Museu da Inconfidência, na praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG)
O Museu da Inconfidência é considerado o 2º mais importante do Brasil (o 1º é o Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro) e possui um acervo riquíssimo de obras, objetos e documentos relacionados ao movimento separatista do século 18, no Brasil Colônia.

Outro ponto turístico bem interessante é a casa do poeta e inconfidente Tomás Antonio Gonzaga, que tem vista para a Feira de Pedra Sabão e a Igreja São Francisco de Assis.

Em junho acontece a Mostra de Cinema de Ouro Preto, com programação gratuita. Para conferir todos os eventos da cidade é só acessar o site oficial de turismo.

Para apreciar a culinária mineira sugiro uma parada no Restaurante Bené da Flauta que, além de lindo, serve pratos maravilhosos e, de sobremesa, bolo de nozes com fios de ovos e baba-de-moça.

Bolo de nozes com fios de ovos e baba-de-moça, do Bené da Flauta
De Ouro Preto a Mariana é possível ir de trem ou de ônibus de linha. Infelizmente eles não vendem pela internet e, quando cheguei, na estação ferroviária, já não havia mais passagem para aquele dia. Peguei um ônibus na rodoviária de Ouro Preto e, em aproximadamente meia hora, já estava circulando pelo centro histórico Marianense.

Em uma outra viagem fui em Minas da Passagem, que fica entre as duas cidades e é a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo. É um pouco claustrofóbico descer 120m de profundidade em um carrinho, mas lá embaixo tem um lago natural maravilhoso e a experiência em si é bem bacana.

Artesanato em Tiradentes (MG)
A cidade de Tiradentes já é um pouco mais distante, fica a 200Km de BH. Recomendo um passeio a cavalo ou charrete pra conhecer os pontos turísticos.

O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes é bem famoso, acontece em agosto e, neste ano, completa 20 anos. A programação oficial da cidade está no site da prefeitura.

Bem próximo de Tiradentes está um município chamado Bichinho, que tem umas igrejinhas lindas e um restaurante de fogão a lenha inesquecível: Tempero da Angela, na R. Dep. José Bonifácio, 64.

Dá pra fazer uma excursão de ônibus até São João del Rei ou fazer o percurso com uma Maria-Fumaça - a mais antiga em operação no Brasil - em um trajeto de 12Km. Horários e preços no site da VLI.

Em qualquer uma das cidades é fundamental experimentar feijão tropeiro, frango com quiabo ou com ora-pro-nóbis, couve, tutu de feijão, e comprar queijos artesanais, compotas de frutas e doce de leite (se for Viçosa, melhor ainda!). :)

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Memórias gastronômicas: uma viagem pelos sabores do Brasil

Mariscada do Restaurante Preta, na Ilha de Maré, em Salvador (BA)
Sempre que viajo gosto de experimentar pratos típicos e visitar os mercados locais. Minhas memórias de uma viagem costumam ser de paisagens, pessoas e comidas inesquecíveis...rs

Gosto não se discute, mas listei alguns dos meus restaurantes preferidos:

Amazonas

Café Regional Priscila - Tapiocas, bolos e outras comidas típicas maravilhosas
Avenida Tancredo Neves, 220 - Parque das Laranjeiras - Manaus

Morada do Peixe - Tambaqui e outros peixes típicos da região
R. Goiânia, s/nº - Sítio S. José - Redenção - Manaus

Bahia

Paraíso Tropical - Carnes grelhadas com frutas colhidas no pé (é de comer ajoelhado de tão bom!!!)
Rua Edgar Loureiro, 98-B, Resgate - Cabula - Salvador

Preta - Mariscada, moqueca e pratos com frutos do mar
R. do Botelho de Maré, 134 / 2 - Engenho de Maré - Salvador

Ceará

Capri Forneria - pizzas, salmão grelhado com batatas ao catupiry
Av. Beira Mar 2.800, varanda do Hotel Ponta Mar - Fortaleza

Sorveteria 50 Sabores - os das frutas típicas do Nordeste são imbatíveis e dá pra experimentar antes de pedir
Av. Dom Manuel, 65, Centro - Fortaleza

Minas Gerais

Bené da Flauta - frango com quiabo, bolo de baba de moça
R. São Francisco de Assis, 32 - Ouro Preto

Namastê - água de Rosas, comida indiana super saborosa
Av. Francisco Sá, 355, Prado - Belo Horizonte

Xapuri - comida mineira de primeira feita em fogão a lenha e em um ambiente muito agradável
R. Mandacarú, 260, Trevo - Belo Horizonte

São Paulo

Barnabé - Carne de Sol, comida nordestina maravilhosa e doces espetaculares
Pça Comandante Eduardo de Oliveira, 147, Parque Edu Chaves - São Paulo

Carlota - risottos, massas e petit gateau de doce de leite
R. Sergipe, 753, Higienópolis - São Paulo

Eataly - Atum selado, massas, pizzas, gelattos e crepe com Nutella, empório de produtos regionais e italianos
Av. Pres.Juscelino Kubitschek, 1.489, Vila Nova Conceição - São Paulo

Esfiha Imigrantes - kibe cru, esfihas de carne, queijo e atum com catupiry, doces árabes, quindim
Av. Dr. Ricardo Jafet, 3.332, Vila Gumercindo - São Paulo

Figone - tapioca com queijo, churros com sorvete de pistache
R. Sena Madureira, 189, Vila Clementino - São Paulo

Mocotó - dadinho de tapioca, carne de Sol e comida nordestina surpreendente
Av. Nossa Sra. do Lorêto, 1.100, Vila Medeiros - São Paulo

Spot - penne com limão siciliano e filet grelhado / profiteroles com sorvete de doce de leite, calda de chocolate e praliné de amêndoas
Al. Ministro Rocha Azevedo, 72, Bela Vista - São Paulo

Tanka - comida japonesa e asiática com grande variedade e sabor
Praça da Liberdade, 149 - 1º andar (dentro do Hotel Akasaka), em frente à estação de metrô Liberdade - São Paulo

Pará

Peixaria Rayana - peixes de água doce maravilhosos
Av. Rui Barbosa, 3.596, Liberdade - Santarém

Piracema - comida típica amazônica, tem a melhor farofa de banana caramelizada que já comi na vida!
Av. Mendonça Furtado, 73, Prainha - Santarém

Paraná

MON Café - Depois de visitar o Museu Oscar Niemeyer vale passar no Café para comer massas, sanduíches e sobremesas
R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico - Curitiba

Ken Taki - comida japonesa contemporânea
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1.011, Cristo Rei - Curitiba

Rio de Janeiro

Café du Lage - Omelete com salada e sobremesas
R. Jardim Botânico, 414, Sion - Rio de Janeiro

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Três viagens em uma: Foz do Iguaçu + Argentina + Paraguai

A beleza do Parque das Cataratas é impressionante!
Foz do Iguaçu, no Paraná, é um lugar que vale muito a pena conhecer, não custa caro e pode agradar tanto quem viaja sozinho, como com amigos ou família (inclusive com crianças pequenas).

Passei apenas um fim de semana, mas foi o suficiente pra ficar encantada com a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu e as opções de lugares para visitar.

Fiz e super recomendo o Macuco Safari, um passeio que termina em um barco com um "banho" nas quedas das Cataratas pra molhar as roupas e lavar a alma. É imperdível! Conto mais sobre a experiência neste post.

Além de borboletas, um dos animais que você mais encontra no parque é o quati, que parece inofensivo mas, na verdade, é especialista em roubar comida dos turistas.

Estava carregando a bolsa da minha mãe e a coloquei no chão pra fazer foto de uma família. Quando percebi um quati já tinha enganchado a pata na alça da bolsa e colocado o focinho dentro pra procurar algo interessante. Precisei fazer "cabo-de-guerra" até ele soltar mas, ainda assim, o espertinho roubou um saco plástico e desceu o morro bem rápido. Foi uma cena patética!rs

Os quatis estão sempre atentos para roubar comida dos turistas
Depois do parque fomos de ônibus até a Argentina, em Puerto Iguazu. Passamos no Duty Free, na sorveteria Freddo e seguimos para a feirinha, que é ótima para comer petiscos e comprar alfajores (em reais, dólares ou pesos).

Voltamos de táxi e, apesar de não lembrar o valor, lembro que negociamos o preço antes de embarcar e foi mais barato do que o trajeto Foz - Puerto Iguazu.

Nunca perco a oportunidade de tomar um sorvete da Freddo :)
No domingo fomos para Ciudad del Este, no Paraguai, para fazer comprinhas. Ficamos explorando o Shopping Monalisa, mas não tivemos muito tempo porque as lojas fechavam cedo (às 12h). Entre as grifes estão marcas como Calvin Klein, Chanel, Diesel, Dior, Guess, Lacoste, Michael Kors, Nike, Tag Heuer, Versace e Yves Saint Laurent.

Já os camelôs de rua parecem os da 25 de março, em São Paulo, e é preciso atenção pra não comprar produtos falsificados.

Ciudad del Este, no Paraguai, onde muitos brasileiros fazem compras
Não deu tempo de fazer tudo, ficaram faltando a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Parque das Aves (super recomendado para crianças).

Outro lugar que quero muito ir da próxima vez é o Restaurante Terramar, uma churrascaria de peixe.