Anoitecer em Dubrovnik, na Croácia |
Visitei Zagreb, Dubrovnik, Split e o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, em 2015, e fiquei encantada com a diversidade, a história e a beleza de cada lugar.
Uma curiosidade: foram os croatas que inventaram a gravata, por volta do século VII, em Zagreb. Existe, inclusive, o Dia da Gravata, comemorado em 18 de outubro. Uma das marcas mais famosas é a Croata.
Em Split é possível visitar as construções bem conservadas do Palácio de Diocleciano, um dos maiores perseguidores dos cristãos durante o Império Romano no século III.
Split também ficou famosa por ter sido escolhida para as gravações da quarta temporada de Game of Thrones.
Dubrovnik é a cidade mais visitada e, na minha opinião, a mais bonita. O centro velho fica cercado por muralhas. A cidade fez parte do domínio de Napoleão Bonaparte, no século XIX, e, no início da década de 90, sofreu com os bombardeios da Guerra Civil da Iugoslávia.
A Croácia é uma grande exportadora de atum e, de verdade, pra mim foi o melhor de todos que já comi na vida. No restaurante do hotel em que estávamos experimentei grelhado e, depois, voltei e pedi cru, no estilo sashimi. O Chef que estava preparando estranhou um pouco, mas acabou colocando dois maravilhosos pedaços de atum cru no meu prato...rs
Não é um país caro e fica bem perto da Itália, da Bósnia Herzegovina e da Eslovênia. Fiz excursão, mas dá perfeitamente para viajar por conta própria.
Também tenho minha guia preferida lá: Kristina Wünscher, um doce de pessoa! :)
Centro velho de Dubrovnik |
A Croácia exporta atum até para o Japão |