sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Apaixone-se pela Croácia, no Leste Europeu

Anoitecer em Dubrovnik, na Croácia
A Croácia é um país que vale a pena conhecer. O povo é caloroso, a comida é muito boa e, as cidades, lindíssimas! 

Visitei Zagreb, Dubrovnik, Split e o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, em 2015, e fiquei encantada com a diversidade, a história e a beleza de cada lugar.

Uma curiosidade: foram os croatas que inventaram a gravata, por volta do século VII, em Zagreb. Existe, inclusive, o Dia da Gravata, comemorado em 18 de outubro. Uma das marcas mais famosas é a Croata

Em Split é possível visitar as construções bem conservadas do Palácio de Diocleciano, um dos maiores perseguidores dos cristãos durante o Império Romano no século III.

Split também ficou famosa por ter sido escolhida para as gravações da quarta temporada de Game of Thrones.

Dubrovnik é a cidade mais visitada e, na minha opinião, a mais bonita. O centro velho fica cercado por muralhas. A cidade fez parte do domínio de Napoleão Bonaparte, no século XIX, e, no início da década de 90, sofreu com os bombardeios da Guerra Civil da Iugoslávia.

A Croácia é uma grande exportadora de atum e, de verdade, pra mim foi o melhor de todos que já comi na vida. No restaurante do hotel em que estávamos experimentei grelhado e, depois, voltei e pedi cru, no estilo sashimi. O Chef que estava preparando estranhou um pouco, mas acabou colocando dois maravilhosos pedaços de atum cru no meu prato...rs

Não é um país caro e fica bem perto da Itália, da Bósnia Herzegovina e da Eslovênia. Fiz excursão, mas dá perfeitamente para viajar por conta própria.

Também tenho minha guia preferida lá: Kristina Wünscher, um doce de pessoa! :)

Centro velho de Dubrovnik

A Croácia exporta atum até para o Japão



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Passeio de carro 4x4 e de camelo no deserto de Wadi Rum, na Jordânia

O deserto de Wadi Rum tem 60km de extensão e fica ao sul da Jordânia
Quando incluímos a Jordânia em nosso roteiro a primeira coisa que pensei foi: preciso ir a Petra!

Mas nem só do Tesouro de Petra vive a Jordânia, existem muitos lugares fantásticos para serem explorados e um deles é, com certeza, o Deserto de Wadi Rum, em Aqaba.

Inclusive, o local foi escolhido para as gravações do filme "Perdido em Marte (2015)", com o ator Matt Damon.

Se quiser conhecer o melhor guia da Jordânia, o nome dele é Mohamed Hadrab! Fala português, espanhol, árabe e o que mais precisar... ;)

Pedi para a agência de viagens um roteiro que incluísse um tour pelo deserto, mas existem opções até para passar uma noite em um acampamento típico beduíno (como é chamado quem vive de forma nômade ou semi-nômade no deserto), fazer trekking e visitar famílias nas tendas. Uma das empresas que organiza esses tours é a Mohamed Mutlak Camp.


Carro 4x4 e a formação rochosa "Os Sete Pilares da Sabedoria", em Wadi Rum
O nosso passeio começou em um carro 4x4 e, depois, fizemos a continuação em um camelo, o que tornou a aventura ainda melhor. Enquanto minha mãe prosseguiu de carro eu, minha amiga e um beduíno  percorremos o caminho com camelos por cerca de 40 minutos.

É indispensável passar protetor solar, usar óculos escuros e amarrar um lenço na cabeça (chapéu ou boné podem voar com o vento). A combinação da beleza com o silêncio do caminho torna a experiência única!

Selfie com os motoristas dos carros 4x4

Por último fizemos uma parada para almoçar antes de voltar para Petra em uma espécie de acampamento beduíno, com tenda, futtons e almofadas.


Wadi Rum também é conhecido como Vale da Lua e tem sua formação composta por arenito e rocha de granito. O ponto mais alto é o Monte Dami Um, com mais de 1.800m acima do nível do mar.