Por onde eu começo? :) |
1) Dinheiro
Ter cartão de crédito e débito internacional porque, além de usar para pagar despesas e/ou algum imprevisto, você também pode sacar dinheiro na moeda local (pagando taxas).
2) Tempo
Mesmo lendo sobre o destino muitas vezes você só vai perceber se ficou pouco ou muito tempo em algum lugar quando estiver lá. Por isso, não se cobre tanto.
3) Stress
Se algo der muuuuuito errado não se estresse, tente aprender com a situação e levar na esportiva. Afinal, você não sabe se estará nesse lugar outra vez ou quando será a próxima viagem.
4) Água e comida
Se for para se aventurar na gastronomia de outra cidade ou país é bom tomar alguns cuidados. Se tiver alergia a algo é bom não abusar para evitar uma intoxicação. Em alguns países é super comum tomar água da torneira, mas o ideal é se informar antes se é própria para o consumo e levar uma garrafinha.
5) Flexibilidade
Se você se programou para visitar cinco pontos turísticos no mesmo dia e só conseguiu fazer dois não se irrite, ainda que não tenha mais tempo hábil de zerar a lista. Priorize o que for fundamental e aproveite ao máximo o que der.
6) Limites
Vale pra tudo: físico, financeiro, tempo. Seja compreensivo(a) consigo mesmo(a) e com quem estiver com você.
7) Amizades
Viajar com amigos é muito bom, mas também é um teste de paciência, companheirismo e cumplicidade. Independente de estar com amigos ou não, dê oportunidade para conhecer outras pessoas, culturas e costumes.
8) Bom-humor
Ainda que esteja irritado(a), contrariado(a), sorria. :) Uma viagem se torna muito pesada e desagradável quando as pessoas não estão satisfeitas com nada e só reclamam.
9) Pesquisa e planejamento
Nem sempre dá tempo de procurar pontos turísticos antes ou de juntar todo o dinheiro necessário, mas é fundamental que você se organize para aproveitar melhor o destino escolhido.
10) Gratidão
Uma viagem é única e transformadora, independente do lugar ou do valor investido. Agradeça pela privilégio de conhecer lugares e pessoas diferentes.