quinta-feira, 15 de março de 2018

Os 10 maiores perrengues que já passei em viagens internacionais





1) Uma cancela abaixou em cima do meu carro na Califórnia

Estava perdida procurando onde ficava o hostel e, quando o semáforo fechou, parei o carro. Só não contava que deveria ter parado mais para trás e descobri isso ao ouvir o barulho da cancela descendo em cima do carro. O maior milagre foi não ter danificado a lataria!


Conto mais nesse post.




2) Esqueci de devolver a chave do apto na Polônia

Quando saímos da rotina e estamos em lugares diferentes às vezes esquecemos de coisas importantes como tirar alimentos do frigobar ou devolver as chaves. No caso do apartamento na Cracóvia era só colocar as chaves na caixa de correios, mas no caminho esqueci e precisei rodar a cidade pra devolver antes de ir embora.

Leia toda a história aqui.





3) Perdi o voo de volta pro Brasil em Paris

Mesmo com o check-in feito e mais de 1h para embarcar não deu tempo porque cada pessoa me informava uma direção do balcão da cia aérea. Além de conseguir outro voo também precisei me virar para ter onde dormir mais uma noite.

Já perdeu algum voo também? Seja solidário(a) lendo esse post.





4) Alagou o hostel no Deserto do Atacama e não tinha nem rodo

Imagino que não devia chover há anos em San Pedro de Atacama, no Chile, porque teve até granizo e o hostel não tinha a mínima infraestrutura de escoamento. Junto com outros hóspedes tentamos diminuir a quantidade de água com baldes e vassouras. No fim do dia o gerente negociou nossa transferência para um hostel na mesma rua e pagou pela diária. No dia seguinte um funcionário da agência de turismo disse que nunca tinha visto nada parecido em pelo menos 15 anos.

Quer dicas sobre o Atacama? Saiba tudo nesse post.





5) Perdi o passe de ônibus mensal em Vancouver


Fiz intercâmbio para estudar inglês e, em um passeio, o passe mensal de ônibus, trem e metrô caiu do meu bolso. Liguei na empresa e ninguém tinha encontrado (no verso do passe tinha meu nome e telefone). Se eu dependesse de estudantes de outras nacionalidades teria de comprar, mas um amigo brasileiro já ia voltar pro Brasil e me deu o dele, fazendo com que eu economizasse 95 dólares (cerca de R$ 245,00).





6) Tive de subir e descer 10 lances de escada com 4 malas em Budapeste

Escolhi o Penthouse Privates Hostel pela excelente localização e boa pontuação no Booking. Até li que tinha sei lá quantos degraus, mas nunca imaginei que isso equivaleria a 5 andares e 10 lances de escada. Como minha mãe não podia carregar peso ela ficou com nossas duas bolsas e eu fui subindo aos poucos com as duas malas médias e as duas de bordo. No mesmo dia pedi pra uma amiga que sairia do Brasil no dia seguinte levar uma munhequeira pra mim porque fiquei com tendinite. Recomendo o hostel se você estiver apenas com uma mala de mão, de preferência só uma mochila. :)


7) Queriam colocar eu e minha mãe em voos separados para Orlando

Fui para a Disney quando tinha 18 anos e lembro que nosso voo fez uma escala em Atlanta. No trecho seguinte a cia aérea queria me separar da minha mãe e eu fiquei conversando em inglês e portunhol até fazer com que nos deixassem juntas. Foi um pouco estressante mas, no fim deu, tudo certo.




8) Esqueci o passaporte e todo o dinheiro no raio-X do aeroporto de Guarulhos

Costumo viajar com aqueles porta-dólares e, na hora de passar pelo raio-X sempre tiro e coloco na esteira. Estava indo para os Estados Unidos e só quando sentei na poltrona do avião me dei conta de que estava sem o relógio, o passaporte e todo o meu rico dinheirinho. Foram minutos desesperadores entre sair do avião e voltar ao raio-x para procurar meus pertences, que estavam do jeito que tinha deixado na esteira, ufa!






9) Abriram minha mala no México e eu estava levando 160 bem casados

Recebi uma missão como madrinha: levar os bem casados para o casamento da minha amiga nos Estados Unidos.

Porém, no meio do caminho tinha uma escala na Cidade do México e precisei abrir a mala. Mesmo não sendo proibido foi muito tenso!rs

Saiba mais sobre esta aventura aqui.


10) Pedi um hot dog e o vendedor me fez pagar por cinco na Áustria

Não saber o idioma local pode ocasionar grandes falhas na comunicação. Foi o que aconteceu comigo em Viena, em um tipo de quiosque de hot dog. Pedi o número 5 e o vendedor entendeu que eu queria cinco lanches.

Quando tentei explicar não teve conversa e precisei pagar por todos. Ainda bem que no nosso grupo tinha mais gente que ia comer e não fiquei no prejuízo.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

6 aquários que valem a visita no Brasil, Canadá, EUA, Portugal e Austrália



Águas-vivas no Aquário de Vancouver, no Canadá (2007)
Desde pequena a vida marinha sempre despertou minha curiosidade e, por isso, quando viajo procuro conhecer os aquários dos lugares que visito. Fiz um resgate nas minhas memórias e listei seis aquários que valem a pena conferir:

1) Santos, na Baixada Santista
É pequeno mas não deixa de encantar com peixes, pinguins, arraias e cerca de 120 espécies. Recentemente ganhou dois moradores: um pirarucu (peixe da Amazônia) de 1,7m de comprimento e um bebê pinguim (nascido no aquário).

2) Aquário de São Paulo
Localizado no bairro do Ipiranga, o aquário passou por uma ampliação em 2015 e, além dos peixes, também conta com ursos polares (Aurora e Peregrino), cangurus, suricatos, cangurus, morcegos e cerca de 300 espécies. O ingresso não é barato (até R$ 60,00), mas vale muito a experiência e o aquário não fica devendo nada comparado a outros fora do Brasil.

3) Vancouver, no Canadá
Fica dentro do Stanley Park, é bem grande e tem mais de 700 espécies de animais entre peixes, baleias, tubarões, leões marinhos, sapos, pássaros, répteis etc. Eles dividem os mais de 58 mil animais entre os cinco continentes, então dá pra ter uma ideia da imensa biodiversidade do nosso planeta.

4) Sidney, na Austrália
O Sea Life Aquarium fica em Darling Harbour, no centro de Sidney. Com mais de 13 mil animais e 700 espécies, o aquário também tem vários túneis de vidro em que você pode passear e observar os animais. Eles recebem excursões de turistas e, também, de escolas. É muito fofo ver a reação das crianças em contato com esse universo tão colorido. 

5) San Francisco, nos Estados Unidos
Fiquei impressionada com os 90 metros de túneis transparentes, que te deixam na dúvida se você está vendo os animais ou sendo observado(a) por eles. Eles também tem alguns tanques que permitem a experiência sensorial de "tocar" em estrelas, arraias e outros animais.

6) Oceanário de Lisboa, em Portugal
Por último, mas não menos importante e um dos meus preferidos está o Oceanário de Lisboa, o segundo maior aquário da Europa (o maior fica em Valência, na Espanha), próximo ao Rio Tejo. São mais de 15 mil animais de 450 espécies e dá vontade de ficar horas só observando os tanques gigantescos.


Aurora e eu, no Aquário de São Paulo <3 (2015)