Lagunas altiplanicas, no Salar do Atacama |
As fotos nem precisam de filtro e, ainda assim, não conseguem mostrar a dimensão da beleza das paisagens.
Você precisa de pelo menos quatro dias pra conhecer os lugares mais bacanas. Dá pra fazer dois passeios por dia, mas às vezes fica puxado pro físico, considerando a altitude e lembrando que o Atacama é o deserto mais árido do mundo.
Por isso, antes das dicas de lugares, indico os ítens indispensáveis (pelo menos pra mim) pra fazer esta viagem:
- Um bom calçado de trilha;
- Gel nasal;
- Garrafinha de água;
- Óculos de Sol;
- Boné/Chapéu;
- Consultar a previsão do tempo (dependendo da época do ano você vai de -10 a 25ºC no mesmo dia!rs).
- Fazer os passeios com uma agência bem recomendada.
Vicunhas |
Fizemos várias pesquisas antes de fechar os passeios com a Ayllu. Eles são super solícitos e têm o costume de atender muuuuitos brasileiros. Oferecem ótimos guias, infraestrutura e alimentação. A frequência é tanta que passam até uma conta do Itaú pra você efetuar o pagamento em reais...ehehehe
Valle de la Muerte |
Fomos para o Valle de la Luna e o Valle de la Muerte, Salar de Tara, Lagunas Altiplanicas, Piedras Rojas e os Geysers el Tatio. Além desses outros tours bem conhecidos são os de Termas de Puritama, Lagunas Escondidas e Vulcão Lascar.
Em alguns passeios é normal sentir um pouco de falta de ar por causa da altitude. É só evitar fazer movimentos bruscos e manter a calma que logo o mal-estar passa. Para o caso de alguém realmente passar mal algumas agências levam balão de oxigênio.
Como um lugar de extremos teve de tudo: Sol, chuva (até de granizo!), tempestade de areia, neve, frio, calor, flamingos, lhamas e vicunhas.
Infelizmente não deu pra eu fazer o Tour Astronômico porque o céu não estava limpo, terá de ficar pra próxima.
Para as comprinhas tem umas feirinhas de artesanato e o cobre é bastante utilizado para bijouterias e artigos de decoração.
Ceviche de salmão |
Duas dicas gastronômicas: para comida boa, bonita e barata o restaurante Las Delicias de Carmen, para um ceviche de salmão de primeira e mais sofisticação, o La Staka.
Com esta viagem completei 31 países visitados, eeee!!! Rumo aos outros 162...rs :)
Almoço no Salar do Atacama |